Cursar Design Gráfico: Sim ou não?


Olá pandinhas! Tudo bem com vocês? Essa postagem do blog vai tratar desse tema, o Design Gráfico. 

Como já contei lá na aba "sobre" (se ainda não conheceu mais sobre a minha pessoa clique aqui), eu sou estudante do primeiro semestre de Design Gráfico, e lembro de ter tido um pouco de dificuldade durante minhas pesquisas para saber se realmente era isso que eu queria pra minha vida, me tornar uma designer.

No fim, resolvi que sim, quero me tornar uma designer, mas, afinal de contas, o que faz uma pessoa que trabalha com Design Gráfico? Precisa realmente saber desenhar? O que ele estuda? É difícil? É fácil? Tem mesmo matemática no curso? Quando eu me formar onde eu vou poder trabalhar? São muitas perguntas, mas vou tentar esclarecer um pouco mais sobre isso para ajudar pessoas que como eu, tiveram muitas dúvidas. 

O que é Design Gráfico?


Design Gráfico se refere à área de conhecimento e prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional. É uma forma de se comunicar visualmente um conceito, uma ideia, através de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre ‘imagem’ e texto. No século 21, a participação do design gráfico expandiu para os meios digitais, sendo utilizado na criação de sites, portais eletrônicos, softwares e diversas outras áreas relacionadas ao Design Digital. (Wikipédia)
Tá. Mas isso tudo quer dizer o que exatamente? Simples. O designer vai olhar para um "problema" ou "necessidade" e procurar solucionar isso. Vai pegar várias informações soltas e alheias e ordená-las de forma que seja fácil compreendê-las. Tudo isso usando técnicas visuais para facilitar o compreendimento da informação que deseja ser passada.


Qual o público-alvo desse curso?



Basicamente pessoas que sejam interessadas em design gráfico, comunicação visual, web design, publicidade e propaganda, design de embalagens, ilustração digital, artes, comportamento de consumo, produção gráfica, usabilidade e acessibilidade, vídeo e games.

O que eu vou aprender no curso de Design Gráfico?


Bem... como eu ainda estou cursando o primeiro semestre, não posso dar um grande detalhamento do curso para vocês (mas prometo criar um post a cada fim de semestre falando um pouco sobre o que eu aprendi em cada matéria ok?), mas passarei aqui a grade de disciplinas do curso que consta no site da minha faculdade (Faal - Faculdade de Administração e Artes de Limeira). O curso é uma graduação que possui normalmente quatro anos de duração (na minha faculdade são 3 anos e meio, mas no site a grade ainda não foi atualizada), e é um curso híbrido (formado pela junção de duas ou mais áreas de conhecimento), ou seja, inclui conhecimentos de desenho industrial, artes, marketing e comunicação (propaganda e publicidade). 


1º Semestre



Desenho Geométrico
Filosofia
Fundamentos do Design
Geometria Descritiva
Núcleo Interdisciplinar I
Observação, Expressão e Linguagem I
Teoria da Percepção.

2º Semestre


Computação Gráfica I
Desenho Técnico I
História da Arte I
Metodologia do Trabalho Científico
Núcleo Interdisciplinar II
Observação, Expressão e Linguagem II


3º Semestre



Computação Gráfica II
Desenho e representação de produtos
Desenho Técnico II
Ergonomia
História da Arte II
Núcleo Interdisciplinar III

4º Semestre


Antropologia
Computação Gráfica III
Gestão e metodologia do Design
Núcleo Interdisciplinar IV
Tipografia - História, Teoria e Prática

5º Semestre


Atividades práticas I
Fotografia I
Marketing
Núcleo Interdisciplinar V
Produção Gráfica I

6º Semestre


Atividades práticas II
Design de web I
Design Sustentável
Ética, Legislação e Normas
Fotografia II
Produção Gráfica II

7º Semestre


Design de Web II
Design Editorial
Núcleo Interdisciplinar TG I
Produção de Vídeo I
Semiótica para o Design

8º Semestre


Design de Jogos
Design de superfícies
Núcleo Interdisciplinar TG II
Produção de Vídeo II
Seminários Avançados

De uma forma resumida, o estudante de Design Gráfico estuda história do design, arte, estética, antropologia, ergonomia, marketing, softwares de computação gráfica, metodologias do projeto, tecnologias sócio-culturais e outras para concepção e desenvolvimento de conceitos destinados ao Design Gráfico.

Onde eu posso trabalhar se me formar em Design Gráfico?

São inúmeras opções! Todas as empresas precisam se comunicar com o seu público e fazer isso de modo claro e eficiente para que todo mundo sem restrições entenda a mensagem que ela quis passar. Como exemplos práticos da atuação do designer gráfico é possível citar a comunicação da fachada do prédio de uma empresa, os documentos internos da mesma, o website, o vídeo institucional, a logomarca, a sinalização interna, a embalagem dos produtos, as peças publicitárias tais como outdoor, os comerciais para tv, jornais e revistas... Tudo isso é o designer gráfico que faz. Além disso, o campo de trabalho inclui também a diagramação de revistas, jornais e livros, a criação de games e ilustração em geral.
Para criar uma marca ou um produto que permaneça por anos na mente do consumidor é necessário mais do que o domínio de softwares de computação gráfica como Photoshop ou Illustrator, é preciso conhecimento das etapas que compõem um projeto de design e a articulação de informações tecnológicas, teóricas e históricas para o desenvolvimento deste projeto. Por isso o Bacharel em Design Gráfico não pode ser confundido com profissionais que realizam cursos de curta duração, e por isso o trabalho de um designer é mais caro do que aquele sobrinho da fulana que fez curso e sabe mexer no Photoshop. As competências e habilidades do Bacharel são diferentes e muito mais amplas. O Designer faz o que faz sabendo exatamente o que e o por quê ele está fazendo daquela forma e não de outra.

Além disso tudo, você ainda pode ser freelancer, ou seja, trabalhar por conta própria e não para uma empresa.

Como faço para arrumar um emprego?


É muito importante que você tenha um portfólio, que é onde você pode mostrar todos os seus trabalhos acadêmicos e futuramente peças que você criar quando adquirir mais experiência de mercado. Hoje em dia é muito fácil encontrar sites que são especializados em portfólios, inclusive sites gratuitos. Junto com o seu portfólio, claro, você vai apresentar um currículo com seus dados, formações e cursos.

A maior dica é nunca deixar de estudar e se especializar na área, assim os empregadores verão você se destacar entre as pessoas e você tem mais chance de conseguir uma vaga.

Eu preciso saber desenhar?


Olha, pela minha experiência até o momento, saber, saber mesmo, não precisa. Claro que se você já é bom no desenho você vai se sair muito bem. Mas, se você for como eu, que não desenha muita coisa além da família palito, não tem problema. Existem disciplinas que explicam, ajudam e dão meio que um embasamento para você. Com o tempo você vai se pegar fazendo desenhos que você nunca imaginou que conseguiria fazer, acredite, aconteceu comigo!

O curso tem matemática? Como assim?


Sim, o curso de Design Gráfico tem aulas de matemática, mas não se assuste. Não é nada daquelas coisas loucas de x e y ao quadrado que você viu no ensino médio. Quer dizer, até tem a ver, a vida é feita de matemática e ela está em todos os lugares, mas no curso ela se mostra bem mais simples, só vai exigir uma dedicação maior da sua parte para aprender. A matemática que você vai ter é basicamente ligada a geometria.

O curso é difícil?


Se é difícil ou não, isso vai depender diretamente do seu nível de dedicação e da faculdade, dos professores. Sou suspeita para falar, já que pra mim é uma delicia fazer Design. Os trabalhos práticos, as aulas, tudo é muito gostoso. Por eu estar cursando o primeiro semestre, muitos dos professores deram algumas colheres de chá, primeiro ano de muitos na faculdade, muitos que assim como eu acabaram de sair do ensino médio, então foi uma transição mais suave. Mas, até o momento não houve nada impossível de fazer. Portanto diria que é bem "de boa" cursar Design Gráfico.

DICAS: 

  • Capriche nos seus trabalhos acadêmicos para sair da faculdade com o portfólio recheado. Dessa forma suas chances de conseguir um bom emprego são maiores, pois o empregador verá seus trabalhos e sua evolução.
  • Continue estudando e se especializando. Quanto mais conhecimento mais rico e diferenciado será o seu trabalho. Se você gosta da área e gosta de estudar, por que não juntar as duas coisas? Você só tem a ganhar com isso!
  • Leia muitos livros sobre o assunto. O bom dos livros de Design é que eles brincam muito com o visual (Design né gente? Não pode ter só texto, texto e texto) então se você tem mais dificuldade para ler a leitura fica mais fluida. 
  • Observe como os designers mostram os seus trabalhos antes de criar seu portfólio, com isso você consegue montar o seu da forma mais profissional possível para quem está conhecendo essas ferramentas agora.
Ao longo do meu curso vários outros posts sobre Design Gráfico vão dar as caras por aqui. Espero ajudar com tooooodas essas informações que eu não encontrei tão fácil quando foi a minha vez de escolher. Eu decidi seguir esse caminho, ser designer, e espero que com as minhas experiências e pesquisas eu possa auxiliar as pessoas que estão na posição que eu já estive, de escolher qual rumo tomar em direção à realização profissional no futuro. Para os que vão vir comigo por aqui, sejam bem-vindos ao lado designer da vida, aos que seguirão outros rumos pesquisem bastante e escolham algo que vocês realmente se identifiquem. Para todos nós boa sorte na nossa caminhada.
Referências (para não falar abobrinhas):
http://www.faal.com.br/curso/design-grafico-comunicacao-visual/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Design_gr%C3%A1fico
http://modomeu.com/design/design-grafico
Palavras proferidas pelos professores em sala.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais do curso de Design Gráfico

Download | Planner Semanal