Resenha | Duas vidas, dois destinos


Informações:


Autor: Katherine Paterson
Tradutor: Ana Maria Machado
Editora: Salamandra
Páginas: 232


Sinopse:


"Jacó eu amei, mas Esaú eu odiei" - a frase bíblica resume o drama de Louise e Caroline, duas irmãs gêmeas com destinos tão diferentes. Narrada por Louise, a história conta como, por ser a mais forte, ela acaba ocupando o lugar reservado ao filho desprezado. Em sua visão, a irmã fica com a melhor parte de tudo: o carinho e a proteção dos pais, os amigos, a possibilidade de estudar fora da pequena ilha onde vivem. Mas a solidão leva Louise a conhecer os segredos da ilha e da vida no mar. E a chegada inesperada da guerra (a história se passa no inicio dos anos 1940) abre caminho para que ela lute por seu lugar no mundo, um lugar só seu, que ninguém possa roubar. Neste livro, Katherine Paterson narra a trajetória para a vida adulta de uma menina cheia de sensibilidade, inteligência e coragem. 

Resenha:


Este livro, como muitos outros que eu já li, foi me conquistando a cada página. Ele narra a história de Louise, uma garota forte, decidida, que tinha hábitos completamente diferentes da sua irmã gêmea Caroline. Ela, sua irmã, seus pais e sua avó moravam numa pequena ilha chamada Rass. Enquanto Caroline ia inúmeras vezes ao continente tomar aula de música, talento que tinha apresentado desde pequena, Louise,  gostava de pescar ostras e caranguejos (hábito que era comum entre os homens e não entre as mulheres) com o seu amigo Call. Caroline gostava de chamar sua irmã de Wheeze, porém ela não gostava deste apelido. Louise se sentia excluída dos carinhos da família desde o dia em que nasceu, enquanto a sua irmã, por ter nascido mais fraquinha, sempre foi o centro das atenções. Há no meio da história a chegada inesperada de Hiram, um homem que havia abandonado a ilha havia muito tempo. Louise sentiu-se extremamente atraída por Hiram, que era um senhor já naquela época. Hiram gostava bastante de Call, e sempre o fazia rir com suas piadas e trocadilhos, coisa que Louise nunca conseguira. Na guerra, Call é chamado para servir a marinha, nessa época Louise parecia sentir algo por ele, porém, anos depois, quando ele volta, anuncia a ela e ao capitão Hiram que ele irá se casar com Caroline, que graças ao capitão que havia casado com Trudy para ajudá-la a manter a casa dela em ordem (isso por ideia de Caroline, claro. E Louise, como abominava a irmã, também odiou essa ideia, porém foi forçada a aceitá-la)  pagou os estudos de Caroline numa escola de canto em Nova York com a herança deixada por Trudy, que adorava ouvir Caroline cantar. Louise também decidiu sair da ilha, algum tempo depois e fazer medicina, porém como suas chances eram mínimas ela optou por trocar a medicina pela enfermagem se mudando para os montes apalaches (isso porque desde pequena ela tinha o sonho de conhecer uma montanha). Bom, a avó de Louise merece uma parte à parte das demais. Era aquele tipo de mulher rabugenta, e provocava a todos dentro daquela casa. Na sua mocidade ela também fora apaixonada pelo capitão Hiram, que na época saiu de Rass e isso a deixou completamente machucada e então ela passou a odiá-lo e chamá-lo de pagão (na ilha de Rass todos seguiam a bíblia, menos Hiram). Gostava de citar no dia-a-dia algumas partes de sua bíblia e de ficar se balançando na sua cadeira de balanço. Enfim, é um livro muito bom, eu particularmente gostei bastante. Recomendo a vocês que leiam e não tenho nenhuma crítica negativa em relação a ele.   

Comentários

  1. Bom dia, como vai?
    Ainda nao conhecia o livro, porem gostei bastante de conhecer a hist[oria que já me ganhou, gostei bastante da sua resenha, beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vou bem, melhor ainda após o seu comentário hihi ♥ Que bom que você gostou da resenha! Volte sempre :)

      Excluir

Postar um comentário

Oi! Você vai comentar? Que bom!!! Mas lembre-se, nada de ofensas tá? Isso não é nada legal. Para evitar esse tipo de coisas os comentários passam por moderação, então não desanime se seu comentário não aparecer imediatamente, logo logo ele vai estar aqui! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais do curso de Design Gráfico

Cursar Design Gráfico: Sim ou não?

Download | Planner Semanal