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Os benefícios da caminhada

21 de novembro de 2016

Olá pandinhas. Tudo bem com vocês? Eu, pessoa que vos fala, senti ultimamente a enorme necessidade de começar a praticar algum exercício físico, já que meu estilo de vida vinha se tornando cada vez mais sedentário. Estou naquele processo de adaptação: tem dias que tô super animada e tem dias que mal quero levantar da cama cedo.

Pensando em qual tipo de exercício iria fazer, decidi optar pela caminhada (afinal é de graça e eu ainda posso admirar as belezas da cidade), mas, você já se perguntou quais são os benefícios que a caminhada nos traz? Não? Então vem que vou te contar!

Prevenção de doenças


Caminhar apenas 30 minutinhos todas as manhãs podem prevenir muitas doenças físicas e mentais. Dentre elas podemos citar: pressão arterial alta, embolia, depressão, alguns tipos de câncer, ataques cardíacos, diabetes, derrames, colesterol alto e obesidade.

Quer mais algumas? Então lá vai: Caminhar também melhora a circulação sanguínea, deixa o pulmão mais eficiente, combate a osteoporose, aumenta a sensação de bem-estar, reduz o inchaço nas pernas e deixa o seu cérebro mais saudável.

Além de prevenir todas essas doenças e muitas outras, caminhar ainda prolonga o seu tempo de vida, pois ajuda a combater problemas cardiovasculares e mantém a saúde do coração.

Caminhar emagrece?


Sabemos que a maioria das pessoas que querem começar a caminhar buscam o emagrecimento. A resposta é sim, caminhar ajuda e bastante.

Pesquisadores da Universidade de Yale dos EUA, mostraram que mesmo depois que você para de caminhar você continua emagrecendo por causa da aceleração que o seu metabolismo sofreu. Seu metabolismo fica acelerado por causa do aumento da circulação, respiração e atividade dos músculos.

Para que a caminhada ocorra sem problemas e ajude na queima de calorias é importante andar mais rápido de forma que a respiração acelere. Contrair os músculos da barriga ajuda a manter uma postura correta, o que é muito importante.

Se a caminhada for diária, ela ajuda a perder barriga, podendo queimar até 400 calorias por hora e 2,5cm de barriga por mês.

Mas de qual maneira eu devo caminhar?


É recomendado que a pessoa realize aquecimentos antes da caminhada e após o término, alguns alongamentos. Dessa forma as probabilidades de lesões e câimbras são menores.

Nesse processo de alongamento é importante respeitar os limites do corpo e respirar constantemente.

Precauções


Sempre que for caminhar (e o recomendado é pelo menos 30 minutos todos os dias) preocupe-se com a maneira como você se veste: opte por calçados confortáveis e roupas leves.

Além disso é importante levar uma garrafinha de água para se manter hidratado durante a caminhada, mas não exagere.

Use protetor solar, óculos escuros e bonés para se proteger do sol, e se possível evite horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h.

É muito importante se alimentar bem antes da caminhada, para evitar fraquezas e possíveis desmaios.


E aí? Partiu caminhar? Beijo do Panda e até o próximo post.


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