Superexposição nas redes sociais


Olá pandinhas. Tudo bem com vocês? Nos últimos anos venho observando o quanto o comportamento das pessoas na internet mudou. Elas estão muito mais agressivas, como já falei nesse post, e muito mais "exibidas", mas até onde essa exposição é saudável?

Se você possui conta em ao menos uma rede social, com toda a certeza você já viu casos de pessoas que se expõem em troca de "likes". Seja aquela menina bonita que posta fotos expondo o corpo, ou aquelas pessoas que vivem postando que estão em tal lugar, comendo tal coisa, e ostentando o que tem...

Daí você deve falar: "Ai, mas todo mundo faz isso, pelo amor de Deus". E sim, eu concordo que todos fazem isso, inclusive eu, mas isso só é saudável até um certo ponto.

Muitas pessoas usam os "likes" como um quantitativo, seja de beleza, seja de popularidade, mas no fundo são pessoas vazias, com baixa auto-estima, que precisam desses "likes" para se sentirem mais bonitas, para medirem a quantidade de "amigos" que possuem.

As redes sociais são uma grande competição de números: quem tem mais seguidores, mais comentários, mais curtidas. Vejo frequentemente várias meninas postando fotos sensuais com o objetivo de atrair mais seguidores e me pergunto se elas não sabem o risco que isso oferece a elas.

Além desse quesito de superexposição ainda temos o fato de muitos terem oportunidades de viver experiências únicas mas preferirem ficar grudados ao celular. Devemos nos preocupar menos em postar e mais em viver, a vida é uma só e quanto tempo dela perdemos vendo e publicando coisas? Quantas experiências incríveis deixamos de ter por estarmos presos aos nossos celulares tirando uma foto para o Instagram, fazendo check-in no Facebook, twittando no Twitter ou olhando o nosso feed?
Vivemos uma geração de pessoas vazias e tristes que se valem de números para terem um objetivo, pessoas que transmitem suicídios e estupros ao vivo, pessoas que vivem expondo sua vida e sua intimidade de forma contínua na internet. E as vezes essas pessoas vão além e expõem a intimidade de outras pessoas, como nos casos onde ex namorados postam fotos íntimas por vingança ou sabe lá qual motivo.

O que levaria uma pessoa normal a fazer esses tipos de coisas? Por isso eu proponho uma reflexão, pare e observe o que você tem postado nas suas redes sociais ultimamente. É um conteúdo bacana, reflexivo, saudável, ou você está apenas mostrando as coisas que você tem e tentando ser mais que outras pessoas?

Já parou pra pensar quantas informações são possíveis de conseguir sobre a sua vida apenas com o que você posta na internet? Pois é. Todo cuidado é pouco quando se trata do que se é postado, pois o que se dissemina na internet provavelmente nunca pode ser apagado.

Um beijo do Panda e até o próximo post.


Comentários

  1. Meu pandinha preferido! Tu transformou em palavras os pensamentos que eu tenho a muito tempo e não tenho coragem de dizer nem a mim mesma. Quem me conhece pessoalmente sabe que minha vida pessoal é minha e que cuido muito isso mesmo tendo um blog público. Valeu demais a reflexão que tu nos deixou, teu texto deveria viralizar pela internet, todo mundo tem o direito de olhar pra dentro de si e evoluir. Obrigada 💖

    Beijos!
    www.blogcarolnasnuvens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo, devemos tomar cuidado com a exposição. Parar de viver a vida em off não é saudável.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que é saudável tem um limite, e se passa do limite já deixa de ser saudável. Obrigada pelo comentário ♥

      Excluir
  3. Realmente as pessoas deviam se policiar mais e quem sabe assim, em algum momento olhar pra fora e perceber que há mais vida além do que mostra a tela de um computador ou celular. Permitir-se experimentar o que está a sua volta é o que há de melhor e mais incrível no mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Thayama, a gente perde tanto por não saber aproveitar né?

      Excluir
  4. A internet, esta em mãos caminhos. Mas acho que em breve (acho que ja estão a fazer isso) vai ter um travãozinho.
    Hoje em dia, todos querem ser famosos, mas a custo de que? Ou de quem? Hoje em dia a pessoa apenas tem valor, ou credibilidade para a sociedade através de numeros. Quanto mais pessoas te seguirem mais "likes" tiveres melhor tu és... mas um dia vão perceber que isso é uma mentira. O menos por vezes é mais... bem mais.
    Um exemplo mesmo são os blogs, quantos blogs e suas respetivas redes sociais tem numeros extravagantes e de conteudo 0 ? Pois é, mas avaliamos o "pouco" conteudo ou fotos no Instagram, é como voce disse.... exibindo o corpo. Obviamente, isso vai atrair 'likes', comentarios e numeros (inscritos, seguidores, curtidas....)
    Vamos ler esse seu especial aniversario do Pandinha.
    Beijo
    O meu blogFanPageInstagramTwitterCanal no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo! Números são apenas números, e as vezes valorizamos tanto quem os tem, mas o conteúdo não é tão bom quanto o de alguém que tá começando agora. Isso é algo para refletirmos... Obrigada pela visita ♥

      Excluir
  5. ótimo post! acho que super de boas dividir a vida pessoal na internet, mas voce tem que saber até que ponto isso é por felicidade ou por apenas conseguir likes, que talvez nao signifiquem nada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sempre ficamos felizes em dividir nossas conquistas, compartilhar coisas boas. O perigo mora, como você mesma disse, quando isso é feito apenas pelos likes, que muitas vezes não significam nada além de números. Obrigado pelo comentário ♥

      Excluir
  6. Pois é! eu não vou negar que como todo mundo já teve a época de troca de seguidores/likes (como tudo na vida que vem pra você quebrar a cara e perceber o que esta é muito errado) e realmente tudo disso é muito estranho, a vida em toda rede se trata atualmente de quem ganha mais, nem ligam mais pra qualidade pela qual deveria refletir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Thay, e o pior é quando os números começam a subir a cabeça das pessoas... aquele famoso "estrelismo" haha. Obrigada pela visita, linda ♥

      Excluir
  7. Concordo que o comportamento das pessoas tenha mudado - e muito! Porém, com que embasamento tu diz que pessoas que agem assim são vazias? Tenho que descordar um pouquinho disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem embasamento, já que não se trata de um estudo ou texto científico, é apenas a minha opinião sobre o assunto com base no meu ponto de vista. Quando me refiro ao "vazio" não necessariamente quero dizer que essas pessoas são fúteis, mas sim que há um vazio nelas que é preenchido por meio dessas ações. Espero que tenha entendido melhor. Obrigada pela visita e pelo comentário ♥.

      Excluir
  8. Nossa ótima reflexão não paramos pra pensar no que vamos postar, as vezes as coisas acontecem no automático e isso não deveria ser assim.
    Parabéns pelo post.

    https://clarissefroner.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza! Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre tá? ♥

      Excluir

Postar um comentário

Oi! Você vai comentar? Que bom!!! Mas lembre-se, nada de ofensas tá? Isso não é nada legal. Para evitar esse tipo de coisas os comentários passam por moderação, então não desanime se seu comentário não aparecer imediatamente, logo logo ele vai estar aqui! :)

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais do curso de Design Gráfico

Cursar Design Gráfico: Sim ou não?

Download | Planner Semanal